quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Café...

(Fonte: Gettyimages)

Oi Meninas e Meninos...

Estou muitíssimo em falta por aqui né... eu sei... mas estou correndo um pouco.. estou meio sem tempo para sentar e escrever...
Mas mesmo sem tempo resolvi escrever sobre alguma coisinha interessante para vocês...

No Globo Repórter da semana passada eu acho, o assunto foi o café... e veio para tentar responder algumas perguntinhas que costumam aparecer em meu consultório como nutricionista e também em conversas informais: Café faz mal à Saúde?!

Bom, vamos começar pelo fato de que o cafézinho é uma bebida muito apreciada pela população brasileira. Conforme dados do programa, Nove entre 10 brasileiros maiores de 15 anos tomam pelo menos 01 cafézinho por dia. Então, à partir desta estatística verificamos que o café também pode ser chamado de uma paixaão nacional...

Conforme comentei anteriormente, as dúvidas sobre, se o cafézinho seria um vilão à nossa saúde, são muitas, e por causa disso também, o Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) criou uma unidade de Pesquisa especial: ''Café e Coração'', para analisar a ação do café em nosso organismo, e neste início de pesquisas, os cientistas concluiram que:
''Ainda é cedo para conclusões definitivas. Mas os primeiros resultados confirmam o que pesquisas internacionais já vêm indicando. Hoje está claro que tomar café não leva a ter mais infarto. Em vários estudos europeus e americanos, isso começa a cair em termos de verdade. Já há evidências claras de que o aumento da pressão arterial em uma pessoa que toma café regularmente é discretíssimo. É diferente para o individuo que nunca tomou café e de repente toma duas grandes xícaras de café. Esse indivíduo pode se sentir mal, até ter elevação da pressão, taquicardia, porque ele não está acostumado ao café", esclarece o professor Luiz Antonio M. César, médico do Incor.
Então pessoal, o que podemos tirar disso tudo, é que, podemos tomar um cafézinho sim... sem medos... Mas nada em exagero... o segredo de toda nossa vida está em doses certas das coisas, nada a mais e nada a menos...
Um beijo grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário