segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Panelas - Qual a melhor??!

Fonte: Getty Images
Meninas... td bem com vcs?
Hoje vim falar para vcs sobre panelas... Estou numa fase de procurar coisas diferentes e novas para quem sabe minha casa nova... talvez final do ano que vem, talvez 2011... Quem sabe?! rrsrs
E estou pensando em qual seria o melhor tipo (material) de panela para a família, tentando observar as três qualidades: a saúde, a praticidade e a funcionalidade. E acredito que principalmente na saúde...
Muito se tem dito sobre alguns tipos de panela que ao passar do tempo não fazem muito bem à saúde. Então, vou tentar mostrar para vocês alguns tipos de panelas e as vantagens e desvantagens.
Encontrei num site da uol (http://www2.uol.com.br/aprendiz) algumas descrições e coloco aqui para vocês:
COBRE: A grande vantagem do cobre é ser um metal mais resistente à corrosão. Na culinária, conquista pela beleza e transmissão rápida de calor de forma homogênea. ''Mas o cobre migra para qualquer alimento que entre em contato, especialmente os mais ácidos'', pequenas quantidades deste metal podem produzir náuseas, vômitos e diarréia. Já a ingestão contínua de quantidades maiores de cobre pode causar dano renal, alterações osteoarticulares, dores nas juntas e até lesões cerebrais, demonstradas em tomografia computadorizada. Por isso, os utensílios culinários devem ter a a superfície interna revestida com politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.
ALUMÍNIO: As panelas de alumínio são as mais comuns e as mais baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. Até hoje, o material continua em estudo. ''Entretanto, há mais de 50 anos foi verificada a migração do alumínio dos utensílios culinários para alimentos ácidos ou alcalinos'', ficou comprovado que átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo. Na limpeza é indicado o uso de bucha macia ao invés de esponja de aço. ''Quando o material é polido, há remoção da camada de óxido de alumínio, que dificultava a passagem de alumínio para a comida'', explica Jaime Amaya-Farfan, bioquímico e cientista de alimento da Universidade de Campinas (Unicamp).
INOX: É a mais usada na cozinha profissional. ''Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita'', explica Roberta Sudbrak, chefe de cozinha do Palácio do Planalto. O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a imperdir que os metais passem para os alimentos. ''O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso'', explica Amaya-Farfan.
FERRO: É ideal para grelhados de filé e peito de frango e também para a saúde. Os panelões de ferro, de cor escura e muito pesados, são bastante tradicionais em Minas Gerais. O uso regular destes panelões foi relacionado com a prevenção e ao tratamento da anemia. ''Muito antes que a ciência pudesse comprovar a eficácia deste procedimento''. O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças.
VIDRO: As panelas de vidro são as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida. O material é obtido por um processo de congelamento de líquidos superaquecidos. O maior atrativo do vidro é a beleza e a transparência que permite ver o processo de elaboração dos alimentos. A facilidade da limpeza é outro ponto positivo. Mas o preço e fragilidade do material pesam na escolha.
A panela é pouco prática, deixa a comida com gosto artificial e não dá um dourado bonito na fritura de carnes. Além disso queima a mão. Também não é possível ter controle da comida porque ela retém calor de forma esquisita - de baixo para cima.
CERÂMICAS: As panelas de cerâmica, principalmente as de barro com superfície marrom brilhante, devem ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos à base de chumbo. É comum encontrar em países pouco desenvolvidos produtos cerâmicos elaborados com óxido de chumbo na vitrificação. O chumbo é facilmente dissolvido no alimento, especialmente os ácidos. Saladas, frutas ácidas ou fermentados em contato com esse material podem ficar contaminados com componentes pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. A intoxicação por cádmio traz problemas respiratórios, bronquite e hipertensão. O organismo incorpora o chumbo que é altamente tóxico, especialmente em crianças. ''O chumbo se deposita no osso em grandes quantidades como se fosse cálcio, o que produz um envenenamento generalizado'', explica Amaya-Farfan. Os danos são diminuição da capacidade mental. ''A criança se torna incapaz de compreender as matérias na escola. Também não consegue dormir à noite porque escuta barulho no intestino. Nesse caso é necessária intervenção médica'', diz. Nos adultos o chumbo provoca anemia. Os sintomas aparecem em crianças, após um ano de uso da panela; em adultos, quatro anos. O ideal são panelas de barro ou de cerâmicas ofuscadas.
TEFLON: O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por ser dispensável o uso de gordura. A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução de conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. A maior preocupação com a panela é ecológica. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados. ''O que pode acontecer com uma panela esquecida no fogo'', explica Amaya-Farfan. A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
ESMALTADA: As panelas esmaltadas atraem pela beleza, mas podem fazer tão mal quanto às de cerâmica vitrificada. O esmalte usado pode conter elementos tóxicos como o chumbo e os decalques na superfície interna, os quais podem conter cádmio. É desaconselhável o uso de utensílios antigos (fabricados antes de 1980) tanto esmaltados quanto os de cerâmica. A pesquisadora também diz que é preciso ter cuidado com utensílios pintados à mão, que vão desde colheres, facas, recipientes culinários, entre outros. Algumas tintas são à base de chumbo, que pode ser transferido para o alimento.
PEDRA-SABÃO: A natureza antiaderente e a capacidade de reter calor por muito tempo são as características mais atrativas. Segundo a nutricionista e pesquisadora, esse utensílio libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A panela é comprada ''crua'', por isso a cor dela é clara.
Eu ainda não escolhi quais panelas estarão na minha casa, com certeza lendo isso, gostaria que fosse as de pedra sabão ou de ferro, que no caso, só têm pontos positivos à saúde... No entanto no quesito praticidade, deixam a desejar né...!? Mas se tratar elas com carinho... direitinho... as de teflon ou de inox... são boas opções... espero que tenha ajudado vcs em algo...
Bjs

2 comentários:

  1. Oi Jó,
    Estou precisando comprar algumas panelas e essa postagem me ajudou muito, obrigado minha irmãzinha NUTRI, bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jô!!! rsrs
    Que bom que gostou e que te ajudou!! É sempre importante darmos atenção à essas coisas que parecem que não fazem diferença... Se quiser tirar alguma dúvida... eu estou aqui ok!? rsrs

    Beijo, me liga..rsrs

    ResponderExcluir