terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Berinjelas........adoro!!!!!!

Barata e pouco calórica, rica em fibras, versátil - pode ser utilizada em entradas, pratos principais, saladas, entre outras coisitas......só não é remédio.
Em sua composição encontramos potássio, magnésio, cobre, vitamina B1, vitamina B6.
No Brasil são comercializadas cerca de 20 variedades....dá pra imaginar?????

Vou citar apenas as mais conhecidas



JAPONESA: comprida e fina, é também chamada de asiática e encontrada nas cores roxa e verde. A polpa, tem gosto delicado.


BRANCA: acredita-se que a branca foi a primeira berinjela conhecida. Deu origem ao nome eggplant (berinjela, em inglês). Tem sabor suave e, por ser firme é ideal para lasanhas.





Por fim, a mais consumida, seja assada, grelhada, frita ou marinada. Frutos mais velhos tendem a ficar menos tenros, por isso na hora da compra escolha os mais firmes e brilhantes.
Na verdade este comentário surgiu depois que fiz uma saladinha básica de berinjela, simples mais bem saborosa pra comer com um pãozinho............

Corte a berinjela em fatias médias, coloque para cozinha em água fervente com um pouco de sal, escorra e arrume em um recipiente fundo (precisa ser fundo pois ela vai ser montada em camadas), coloque no fundo do recipiente temperos de sua preferência (salsa, cebolinha, manjericão, orégano) cubra com fatias de cebola e depois com as fatias de berinjela, regue com azeite (do bom), sal a gosto e vinagre e siga assim até finalizar os ingredientes, tampe e leve a geladeira.............ela fica melhor depois de um dia ou dois..........
Segue a montagem





Está pronto...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário