segunda-feira, 23 de março de 2009

Pão caracol









Oi amigas,

Estou aqui novamente com mais uma receita de dar água na boca!!! Sábado não fui pro sítio, ficamos em casa. Ah, o meu marido fez o café da manhã!!!! Que lindo!!!!! Chamei meu pai e minhas irmãs pra almoçar aqui em casa, estava muito gostoso, fiz arroz de forno, coxa e sobre coxa asssadas na cerveja preta com batatas, ficou divino, mas não deu tempo de tirar foto, dá próxima vez eu tiro, e ponho a receita, ok??? Mas voltando ao título, que é o pão caracol, depois do almoço, decidi fazer algo pro café.... Fiz esse pão:

Massa:
2 tabletes de fermento pra pão
1 colher(chá) de sal
+ ou - 1/2 kilo de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar ou 1/2 lata de leite condensado (eu já fiz com os dois e prefiro com açúcar, acho que a massa ficou mais leve)
1/2 xícara de leite.

Modo de fazer:
Em um recipiente esfarele o fermento e adicione o sal. Misture até obter um líquido. Vá adicionando o restante dos ingredientes um a um, mexa com as mãos. Sove sobre superfície lisa, polvilhando com a farinha se precisar. Deixe descansar por uns 15 minutos. Em seguida abra a massa com um rolo. Espalhe o recheio que desejar, enrole. Corte a massa enrolada em pedaços de arpoximadamente 4 dedos de espessura. Se for fazer os pãezinhos é só ir arrumando na assadeira, mas se for fazer a rosca, pegue uma assadeira de buraco no meio e vá arrumando lado a lado até fechar. Ah, assadeira untada e polvilhada. Deixe dobrar de volume, leve ao forno pré- aquecido durante 35 minutos. Após assar tem um glacê pra espalhar, mas eu não fiz.......

Recheios que podem ser colocados: pêssegos, figos e cerejas em calda, escorra a calda antes de misturar e passe no pão doce de leite e depois disponha as frutas já misturadas.

Pode ser só com doce de leite e coco ou goiabada como eu fiz, enfim o que você tiver na dispensa.

Glacê: em um recipiente coloque 3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado(chá), 1 colher de sobremesa de raspas de limão. Pingue suco de limão e misture até dar ponto de glacê. Aí é só jogar por cima depois de assado, fica uma delícia. Olha vou falar pra vocês, esse pãozinho no café da tarde fica divino!!!!!!!

Acho que voçês já perceberam, que nós adoramos goiabada, né??? srsrsrsrsrsrsrs.......
Bjos a todos e até a próxima, espero que não seja uma receita com goiabada!!!!!!!!

Um comentário:

  1. Nossa Jô, que arrependimento de ter ido embora....rsrs... ficou com uma cara deliciosa!!!!!!!! Não sobrou um pedacinho não!? rsrs Beijos

    ResponderExcluir