terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Obesidade...um assunto importante!

(foto: Maria Isabel Ferreira Galante)
Gente, hoje o assunto é importante.........silêncio por favor........seguem algumas informações:
Pode parecer exagero, mas é a pura verdade: o excesso de gordura corporal é comprovadamente fator de risco para a saúde humana, sendo que a alta prevalência em paises desenvolvidos e em desenvolvimento, parece demonstrar que a obesidade, não apresenta relações com o nível de riqueza das populações (Monteiro, 1998).
No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição/ PNSN (INAN/MS,1990), cerca de 27 milhões de brasileiros (32%) já apresentavam algum grau de obesidade. Destes, aproximadamente 11 milhões eram homens e 16 milhões mulheres, o que correspondia a 27 % e 38 % da população masculina e feminina da época, respectivamente e estes números vem aumentando a cada dia. Isto não quer dizer que estas pessoas estejam bem nutridas, muito pelo contrário.
A Obesidade parece ser uma epidemia. O consumo de guloseimas hipercalóricas e nada nutritivas combinadas ao sedentarismo, são os grandes responsáveis por estas estatísticas. E o que podemos fazer para não entrar ou para sair desta estatística???? O primeiro passo é informação, informe-se com seu médico, com o pediatra de seu filho, consulte um nutricionista, o segundo passo é ter determinação para aplicar o conhecimento adquirido à sua vida. Veja aqui algumas coisas importante para saber:
  • Como se engorda? Em geral (e na grande maioria dos casos) maus hábitos alimentares e falta de exercícios fazem engordar, existem também outras possibilidades para a obesidade, são menos comuns e mais específicas. A fórmula é muito simples: engordamos quando consumimos mais calorias do que gastamos. E essas calorias "a mais" são o saldo dos lanchinhos fora de hora, beliscos em frente a TV, ataques desenfreados à geladeira e todos os outros momentos de pura gula, em que se come por impulso, prazer, ansiedade, menos por fome. Se comer 2000 calorias e gastar 1500, essa diferença de 500 vira reserva. Principalmente reserva de gordura.
  • Como saber se estou acima do peso? É fácil, a margem de peso considerada normal para cada um é facilmente calculada pelo IMC (Índice de massa corpórea), que utiliza a seguinte fórmula: IMC = peso (kg) / altura x altura (m). Assim o IMC é igual ao peso dividido pela altura ao quadrado. Veja sua classificação: entre 18,5 e 24,9 kg/m2 = peso normal, entre 25 e 29,9 kg/m2 = sobrepeso e apartir de 30 kg/m2 = obeso.
  • Por que emagrecer? a resposta é simples: para ser saudável. Além disso quem mantém o IMC dentro da faixa da normalidade tem menos risco de desenvolver doenças cardíacas e outros males, melhora da qualidade de vida e auto-estima.
  • Então o que fazer? Não existe fórmula mágica, dietas radicais não funcionam, a redução de peso deve vir acompanha da de uma reeducação alimentar, de forma que os hábitos saudáveis sejam adquiridos no dia-a-dia e perpetuem em longo prazo. Emagrecer com saúde = Alimentação balanceada + exercícios. Nada de jejum, o jejum é uma prática errada, uma vez que nessas situações o organismo poupa energia como mecanismo de defesa. Pratos coloridos e equilibrados = pelo menos um tipo de verdura crua ou cozida e um tipo de legume cru ou refogado, um cereal (alimento rico em carboidratos, como arroz, batata, mandioca e macarrão), uma porção de carne vermelha magra, ou frango (peito, coxa ou sobre coxa sem pele) ou peixe, uma fruta de sobremesa. Quer saber mais???? Aguarde.

Beijocas......

Nenhum comentário:

Postar um comentário